7 Marcas de Roupa Portuguesas Sustentáveis que não deve perder de vista
Nos últimos anos tem crescido o número de marcas portuguesas que fazem a sua produção localmente e se preocupam com a sustentabilidade dos seus processos.
Comprar localmente é, só por si, mais sustentável. Se ao apoio à nossa economia local, juntarmos a criatividade e qualidade dos produtos portugueses, estão conjugadas razões de sobra para descobrir marcas incríveis. Que, para além disto tudo, se esforçam por ter um impacto positivo no planeta.
Descubra abaixo 7 marcas que não deve perder de vista!
O que é uma marca de roupa sustentável?
Não existe uma forma única e fechada de definir uma marca como “sustentável”. Antes de mais, a sustentabilidade pode ter várias vertentes: ambiental, social, económica e, claro, financeira.
Por definição todas as empresas procuram ser sustentáveis financeiramente. Já em relação aos aspectos ambientais, a história é bastante diferente. Isto apesar da preocupações ambientais e sociais das empresas estarem, cada vez mais, na ordem do dia.
Para esta lista selecionámos marcas de roupa que se preocupam com pelo menos algumas destas vertentes. O trabalho rumo à sustentabilidade ambiental é o ponto comum à maioria: são marcas que através das suas escolhas de matérias-primas, fornecedores, parceiros e ciclo de produção procuram reduzir o impacto negativo da indústria da moda no planeta.
Algumas marcas aliam às preocupações ambientais, a atenção ao impacto social e económico da sua atividade. Nesta vertente são desenvolvidas estratégia que potenciem a economia local, têm em conta as condições e remuneração das pessoas envolvidas nas várias fases do ciclo produtivo e é dada atenção não só à faturação da empresa, mas no valor e riqueza que essa faturação cria naqueles que estão fora da empresa, mas que acabam por ter alguma ligação à sua atividade, direta ou indireta.
Resumidamente, não há respostas fáceis nem abordagens perfeitas. Esta lista tenta valorizar as marcas que trabalham, de alguma forma, para ter um impacto positivo na sociedade e no planeta.
Jacarandá
A Jacarandá produz peças femininas originais de edição limitada, com grande atenção aos pormenores. O catálogo da marca inclui vestidos, tops, casacos e uma camisola. Quase todas as peças têm muita cor e primam pela diferença.
O processo de produção é sustentável e transparente: os tecidos são na sua grande maioria portugueses (em dead stock ou reciclados) e toda a produção é feita em Portugal, com qualidade, dando origem a peças exclusivas.
As encomendas online são entregues em apenas 2 dias úteis!
ISTO.
A ISTO é pensada para as necessidades do dia-a-dia: os chamados “básicos”, de corte clássico, e qualidade superior para ambos os sexos. Todos os fornecedores da marca têm a certificação GOTS (Global Organic Textile Standards).
Dentro de uma política de transparência abrangente, a ISTO disponibiliza a lista de todas as fábricas com as quais trabalha e o custo real e discriminado de cada um dos elementos das suas peças.
Para além das três lojas em Lisboa (Príncipe Real, Chiado e Campo de Ourique), a marca vende para todo o mundo a partir da sua loja online.
Not Yet Famous
Em 2019 surgiu, pela mão de Filipa Silva, a Not Yet Famous: uma linha de t-shirts, para homem e mulher, com frases e imagens divertidas.
Para além das t-shirts, há também óculos de sol, bonés, uma sweatshirt e até uma carteira.
Os óculos de sol são produzidos sem qualquer tipo de plástico e as peças de roupa são feitas a partir de algodão orgânico certificado. Tudo isto em solo nacional
A marca orgulha-se de não seguir o calendário tradicional da indústria da moda, apostando, em vez disso, numa única coleção intemporal, à qual vão sendo adicionadas novas peças.
NaturaPura
Nem só para adultos se faz roupa sustentável. A NaturaPura conta com mais de 20 anos a produzir roupa para bebés, pondo a saúde em primeiro lugar.
Sediada em Barcelos, a marca produz vestuário, peluches e outros artigos têxteis para bebés (como lençóis ou cobertores), utilizando apenas algodão 100% biológico, não tingido, natural e sem químicos.
Os artigos são testados dermatologicamente e certificado com o rótulos ecológico europeu.
Captain Tom
A Captain Tom foca-se nos biquínis e fatos-de-banho e , que são feitos à mão pela sua fundadora Raquel Tomaz (apesar de também ter outras peças).
O tecido primordial das suas peças é o ECONYL®, produzido a partir de lixo sintético recolhido nos oceanos.
O desperdício das peças dá origem a novas peças, para que nada fique por aproveitar e o planeta não seja prejudicado.
Näz
Transparência, sustentabilidade e respeito são os valores da Näz que opera da Covilhã para o mundo.
Tem peças para homem e mulher, com maior oferta nas peças femininas, produzidas em Portugal a partir de tecidos que obedecem a critérios ambientais, nomeadamente tecidos em dead stock, tecidos do “segmento ecológico” e tecidos reciclados.
A marca publica ainda um relatório em que tenta documentar o impacto ambiental, económico e social das suas atividades. As peças estão disponíveis online e em mais de 25 lojas por toda a Europa.
Insane in the Rain
Casacos impermeáveis coloridos feitos a partir de plástico reciclado. Esta é a proposta da Insane in the Rain, que usa o material RPET para o fazer.
Proteger os oceanos é um dos objetivos da Insane in the Rain, que pega em garrafas velhas e plástico de uso único para criar casacos originais.
A marca acumula “galardões ambientais” desde 1997 e é certificada pelo Global Recycled Standard (GRS).